Emissão Renascença | Ouvir Online

"Mac" e "Cheese", os perus perdoados por Obama

27 nov, 2014

Na cerimónia que marca o arranque das comemorações do dia de Acção de Graças, o Presidente norte-americano brincou com a tradição do peru e referiu-se ao polémico plano de imigração.

"Mac" e "Cheese", os perus perdoados por Obama
O tradicional perdão presidencial livrou mais dois perus do forno. Este ano os felizes contemplados foram Mac e Cheese. Os dois perus escaparam tradição do “Thanksgiving” no EUA, graças ao perdão presidencial de Barack Obama. Numa cerimónia bem humorada, Obama brincou com a polémico em torno da sua mais recente medida: a regularização por decreto de mais de cinco milhões de imigrantes ilegais. "Sei que alguns vão chamar a isto amnistiai, mas não se preocupem, há peru para todos", garante.
A Casa Branca cumpriu o tradicional "perdão ao peru" durante a cerimónia que inaugura o Dia de Acção de Graças nos Estados Unidos, data em que o prato principal na mesa dos americanos é o peru assado no forno.

O Presidente, acompanhado pelas filhas adolescentes, perdoou a vida de “Cheese”, um peru escolhido pelos americanos para o Dia de Acção de Graças (“Thanksgiving Day”). Para além do finalista da votação na rede social Twitter, Barack Obama perdoou também um segundo peru, "Mac", nomes que fazem alusão à comida preferida das crianças: "macarrão" e "queijo".

“É um pouco desconcertante fazer isto todos os anos, mas posso dizer que gosto porque, com todas as situações complicadas que existem trabalho, é bom pelo menos uma vez, dizer simplesmente: “Feliz Dia de Acção de Graças”, comentou.

“Estou aqui para anunciar o que certamente será a acção executiva mais comentada deste mês. Hoje, realizo uma acção que está completamente dentro da minha autoridade legal”, brincou, provocando risos nos espectadores, referindo-se não ao plano de imigração mas ao perdão do peru. Na semana passada, Obama provocou a oposição ao anunciar a maior regularização de imigrantes ilegais em 30 anos, uma medida que, na opinião dos republicanos, ultrapassa os poderes presidenciais.
 
Embora oficialmente apenas uma ave passe a ser considerada o "peru nacional", os dois finalistas foram salvos de acabar na mesa dos americanos e passarão o resto dos seus dias no parque nacional Morven Park (na Virgínia), onde devem receber várias visitas após o salto à fama.

Pelo menos 88% dos americanos come peru assado no forno na tradicional ceia de Ação de Graças, data celebrada, nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira do mês de Novembro.

A Federação Nacional do Peru começou a oferecer um peru à família presidencial com o Presidente Harry Truman, mas foi em 1989 que George H. W. Bush perdoou pela primeira vez o animal, uma cerimónia que desde então foi mantida por todos os sucessores do cargo.