Emissão Renascença | Ouvir Online

Demite-se secretário da Defesa dos Estados Unidos

24 nov, 2014

Chuck Hagel, republicano e crítico da guerra do Iraque, iniciou funções em 2013 para supervisionar a saída das tropas norte-americanas do Afeganistão.

Demite-se secretário da Defesa dos Estados Unidos
O secretário da Defesa norte-americano, Chuck Hagel, demitiu-se esta segunda-feira a pedido do Presidente Barack Obama, depois de dois anos no Pentágono.
 
Barack Obama confirmou a saída de Hagel do seu Governo esta terça-feira e elogiou o seu trabalho à frente do Pentágono, que definiu como “um período de transição”.

Numa conferência de imprensa na Casa Branca o Presidente norte-americano agradeceu também a disponibilidade de Chuck Hagel em se manter no cargo até à nomeação do seu sucessor.

Segundo o jornal "New York Times", Obama terá pedido a Hagel que abandonasse o cargo na sexta-feira depois de várias negociações e encontros entre os dois, que começaram em Outubro.

Fontes da Casa Branca contaram ao "New York Times" que Barack Obama quer alguém com uma personalidade mais forte para o cargo, a par das novas ameaças à segurança do país, designadamente os avanços do Estado Islâmico.

"Os próximos anos vão exigir uma concentração diferente", disse a mesma fonte ao jornal.

Chuck Hagel, republicano e crítico da guerra do Iraque, integrou o Pentágono como secretário da Defesa em 2013 para supervisionar a saída das tropas norte-americanas do Afeganistão.

[Actualizada às 18:52 de 24 de Novembro]