Tempo
|

Terminam as buscas pelo português desaparecido nos Picos da Europa

20 nov, 2014 • Celso Paiva Sol

As autoridades espanholas entendem que não existem condições de progressão e de visibilidade que permitam a identificação de vestígios.

Terminam as buscas pelo português desaparecido nos Picos da Europa
Terminaram as buscas pelo português João Marinho, desaparecido há duas semanas nas Astúrias.

A Guardia Civil espanhola decidiu pôr um ponto final nas operações que decorriam nos Picos da Europa e o grupo da GNR que durante seis dias participou nas buscas vai regressar a Portugal na sexta-feira.

As autoridades espanholas entendem que não existem condições de progressão e de visibilidade que permitam a identificação de vestígios, cenário que se deverá agrava nos próximos tempos.

Um total de 21 efectivos espanhóis e dez elementos da GNR portuguesa estiveram envolvidos nas operações.

João Marinho, 31 anos, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de duas semanas nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

No dia 9 de Novembro o seu carro foi localizado pela polícia espanhola naquela zona.

"O mais provável é que tenha caído naquela zona montanhosa que, tal como as levadas da ilha da Madeira, é muito perigosa, ainda por cima com neve", disse, na altura, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.