Emissão Renascença | Ouvir Online

Morreu a duquesa de Alba

20 nov, 2014

A aristocrata com mais títulos nobiliárquicos e a terceira mulher a dirigir a casa de Alba morreu aos 88 anos em Sevilha.

Morreu a duquesa de Alba
Detentora de 49 títulos de nobreza e dona de uma fortuna avaliada em três milhões de euros, a duquesa de Alba era conhecida pela rebeldia e irreverência permanentes. Morreu esta quinta-feira, aos 88 anos, vítima de complicações respiratórias. Deixa seis filhos.
A duquesa de Alba e de Berwick faleceu esta quinta-feira no palácio de las Dueñas, em Sevilha. María del Rosario Cayetana Paloma Alfonsa Victoria Eugenia Fernanda Teresa Francisca de Paula Lourdes Antonia Josefa Fausta Rita Castor Dorotea Santa Esperanza Fitz-James Stuart y de Silva Falcó y Gurtubay tinha 88 anos. 

Segundo o diário espanhol “El Mundo”, no passado domingo a duquesa foi hospitalizada com pneumonia complicada por uma arritmia cardíaca. Era o seu segundo internamento nos últimos meses. Na terça-feira, Cayetana deixou o hospital "por vontade própria" e foi levada para a sua residência, o palácio de Dueñas, onde passou as últimas horas com o marido, Alfonso Diez, e os seus seis filhos

Detentora de 49 títulos nobiliárquicos, era a mais titulada dos nobres espanhóis e a terceira mulher a dirigir a casa de Alba nos seus mais de 500 anos de história.

Segundo o livro de recordes do Guiness Cayetana de Alba era “cinco vezes duquesa, dezoito vezes marquesa, vinte condessa, viscondessa, condessa-duquesa e condestável, além de ser catorze vezes Grande de Espanha”.

Os amores da duquesa
Filha única do 17º duque de Alba, casou-se aos 21 anos com Pedro Luis Martínez de Irujo y Artazcoz, acatando a vontade autoritária do seu pai. Deste casamento, que durou 25 anos, nasceram os seis filhos da duquesa.

Aos 46 anos fica viúva e seis anos mais tarde voltaria a casar com um ex-jesuíta, oito anos mais novo. O segundo casamento acabaria por durar quase o mesmo tempo que o primeiro, 23 anos, e terminar pela mesma causa: a morte do marido.

Cinco meses foi o tempo que a duquesa de Alba demorou a contrair novo casamento, desta vez com um funcionário da Segurança Social 24 anos mais novo.

A duquesa era uma conhecida socialite espanhola e aparecia com frequência em vários programa de televisão e artigos de imprensa, não só pela fortuna que detinha, mas também pela vida amorosa e pelas polémicas relacionadas com a sua imagem.