Emissão Renascença | Ouvir Online

Médico nova-iorquino diagnosticado com ébola

24 out, 2014

É primeiro caso em Nova Iorque, sendo já o quarto em solo norte-americano. Craig Spencer está agora em isolamento e vai realizar novos exames nas próximas horas.

Deu positiva a análise ao ébola do médico norte-americano da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras que regressou recentemente da Guiné Conacri. A informação está a ser avançada pelo jornal “New York Times”.

É primeiro caso em Nova Iorque, sendo já o quarto em solo norte-americano.

O médico, identificado como sendo Craig Spencer, está agora em isolamento no Hospital Bellevue e que novos exames vão ser realizados e posteriormente enviados para o Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla inglesa).

Todas as pessoas que estiveram próximas do médico nos últimos dias estão já a ser contactadas pelo departamento de saúde de Nova Iorque.

Este novo caso é conhecido no dia em que se confirmou que o ébola chegou ao Mali infectando uma bebé de dois anos.

O vírus da febre hemorrágica já matou 4.877 pessoas, de acordo com o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Portugal não há casos registados. Perante a evidência de sintomas suspeitos o doente deve ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e esperar que, se a situação for validada como suspeita, o INEM vá ao encontro do doente em causa.

O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus