Emissão Renascença | Ouvir Online

União Europeia atribui mais 24 milhões para combate ao ébola

23 out, 2014

Epidemia já provocou a morte a 4.877 pessoas, de acordo com o mais recente balanço da OMS. O surto começou na África Ocidental e já há casos na Europa e nos Estados Unidos.

União Europeia atribui mais 24 milhões para combate ao ébola

A União Europeia deu mais 24,4 milhões de euros para incentivar a investigação sobre o vírus ébola. O financiamento será atribuído a cinco projectos, entre os quais um ensaio clínico em grande escala a uma vacina potencial.

Este ensaio vai receber um financiamento de cerca de 15 milhões de euros e tem como objectivo demonstrar a segurança da vacina, assim como, a sua capacidade de provocar uma resposta protectora do sistema imunitário contra o vírus.

O ensaio vai ainda permitir uma recolha de dados para a definição de um calendário de vacinação mais adequado para se passar a uma segunda fase do estudo onde se espera determinar o efeito protector da vacina.

Os fundos do programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE, serão canalizados através de um procedimento de urgência, a fim de dar início aos trabalhos o mais rapidamente possível.

A Comissão também está a trabalhar com a indústria tendo em vista a continuação do desenvolvimento de vacinas, medicamentos e diagnósticos para o vírus ébola e outras doenças hemorrágicas no âmbito da Iniciativa sobre medicamentos inovadores.

A Organização Mundial da Saúde fez uma actualização dos dados sobre a epidemia, revelando que 9.936 pessoas foram infectadas com o vírus, 4.877 das quais morreram.

Em Portugal não há casos registados. Perante a evidência de sintomas suspeitos o doente deve ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e esperar que, se a situação for validada como suspeita, o INEM vá ao encontro do doente em causa.

O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus