Emissão Renascença | Ouvir Online

Espanha

Centenas de imigrantes tentam entrar em Melilla

22 out, 2014

Dezenas pessoas ficaram penduradas na vedação fronteiriça, na esperança de não serem detidas.

Centenas de imigrantes tentam entrar em Melilla
A fronteira entre Marrocos e a cidade espanhola de Melilla volta a ser palco de uma tentativa de entrada em território espanhol por parte dentenas de imigrantes africanos.

Cerca das 9h30 (8h30 em Portugal continental), cerca de 80 imigrantes continuavam pendurados na vedação, repetindo cenas das últimas semanas em que agentes espanhóis tentam evitar que entrem em Melilla.

Tal como ocorreu na segunda-feira, vários grupos de centenas de imigrantes espalharam-se em vários pontos da fronteira, especialmente na zona do cemitério muçulmano, para obrigar as forças de segurança espanholas a dividirem-se.

Segundo as forças policiais espanholas, cerca de 15 pessoas conseguiram entrar esta terça-feira, que vêm somar-se aos cerca de 50 que entraram na segunda-feira, tendo-se dirigido para o Centro de Estância Temporária de Imigrantes (CETI).

Ali, e segundo testemunhos, ocorreram momentos de tensão quando os imigrantes foram travados por agentes policiais, tendo-se registado alguns confrontos. Pelo menos cinco imigrantes ficaram feridos e foram transferidos para o Hospital Comarcal de Melilla.

Há cinco dias, a cidade viveu um dos "assaltos mais violentos" à fronteira, provocando vários feridos entre guardas civis e imigrantes.

Abdelmalik el Barkani, delegado do Governo espanhol em Melilla, revelou que a pressão migratória sobre a cidade duplicou, sendo que em todo o ano passado se registaram 38 tentativas de assalto massivo à fronteira e que este ano já se registaram quase 60.