Emissão Renascença | Ouvir Online

Nova Comissão Europeia vai a votos esta quarta-feira

22 out, 2014 • Ricardo Conceição, em Estrasburgo

O vice-presidente com a União Energética, Maros Sefcovic, e a comissária para os Transportes, Violeta Bluc, foram sujeitos a um exame de última hora.

Foi um percurso longo e sinuoso e se não houver surpresas, a nova Comissão de Jean-Claude Juncker poderá eleita esta quarta-feira em Estrasburgo.

Depois das últimas audições na segunda-feira, os 751 eurodeputados são agora chamados a votar a nova comissão que entra em funções a 1 de Novembro.

O vice-presidente com a União Energética, o eslovaco Maros Sefcovic e a comissária para os Transportes, Violeta Bluc, foram sujeitos a um exame de última hora, numa tentativa de arrumar de vez a composição da nova comissão, da qual faz parte o português Carlos Moedas.

O substituto de Durão Barroso teve de fazer e negociar alterações ao longo dos últimos meses e quando esperava ter o assunto arrumado teve novo contratempo: O chumbo da eslovena Alenka Bratusek, na sequência de uma fraca prestação perante os eurodeputados.

Isto para além da polémica que causa no país Natal ao auto-nomear-se para o lugar de comissária, na sequência de uma derrota eleitoral na Eslovénia, onde era primeira-ministra.

Vai ser substituída por Violet Bluc, que fica com a pasta dos Transportes.

O último a fechar o lote de comissários é o eslovaco Maros Sefcovic, que já tinha sido aprovado no “exame” para os Transportes, mas que foi submetido a nova audiência para poder vir a assumir a vice-presidência com a tutela União Energética.

Os Eurodeputados mudaram-se mais uma vez de armas e bagagens para Estrasburgo para a despedida a Durão Barroso e a votação da nova comissão. No final da semana, tudo regressa a Bruxelas.