Emissão Renascença | Ouvir Online

Presidente da Total morre depois de o seu avião chocar com limpa-neves

21 out, 2014

O comité de investigação russo aponta "negligência criminal de funcionários que falharam na tarefa de coordenar correctamente seus empregados".

Presidente da Total morre depois de o seu avião chocar com limpa-neves
O presidente da companhia petrolífera francesa Total morreu esta segunda-feira depois de um limpa-neves conduzido por homem embriagado ter chocado com seu o avião privado.

Christophe de Margerie, de 63 anos, era o único passageiro a bordo do aparelho que se preparava para descolar no aeroporto de Vnukovo, perto de Moscovo, com destino a Paris.

“O avião caiu quando colidiu com uma máquina de limpeza de neve. Três membros da tripulação e um passageiro morreram”, disse a porta-voz do aeroporto Elena Krylova, citada pela agência Reuters.

O aparelho incendiou-se depois do choque com um limpa-neves, conduzido, segundo a comissão de inquérito russa, por um homem que estava embriagado. O condutor do veículo sobreviveu. Segundo a família do envolvido, o homem acusado não bebe devido a um problema cardíaco.

As autoridades russas estão agora a tentar apurar como é que o avião terá obtido autorização para descolar com o limpa-neves na pista.

Os investigadores admitem que pode ter havido “erro dos controladores aéreos”. “Más condições atmosféricas” e um “erro do piloto” são outras explicações avançadas.

Em comunicado, o comité de investigação russo disse esta terça-feira que este "não se trata de um trágico concurso de circunstâncias e sim de uma negligência criminal de funcionários que falharam na tarefa de coordenar correctamente seus empregados".

O comunicado oficial acrescenta que alguns membros da direcção do aeroporto que tentaram dificultar a investigação serão suspensos de suas funções.

O Presidente Vladimir Putin, manifestou profundas condolências pela morte do empresário em solo russo.

Segundo o assessor de imprensa do Kremlin, Dmitri Peskov, “o Presidente Putin conhecia de longa data e mantinha contactos de trabalho com o senhor Christophe de Margerie”.