Tempo
|

Parlamento Europeu aprova Comissão Juncker

21 out, 2014

O novo executivo comunitário está pronto a tomar posse em Novembro.  

Parlamento Europeu aprova Comissão Juncker
O Parlamento Europeu deu a aprovação final à nova Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker.

Para que o elenco ficasse completo faltava entrevistar o comissário Maros Sefcovic, vice-presidente para a União Energética, e Violeta Bluc, comissária para os Transportes.

O presidente Juncker teve de fazer alterações à lista, depois de a eslovena Alenka Bratusek não ter sido aprovada pela sua fraca prestação perante os eurodeputados. Assim, foi necessária a realização de audições que decorreram, esta terça-feira, de forma extraordinária.

A Comissão Juncker assume funções a 1 de Novembro, pondo fim à era Durão Barroso. O ainda presidente da Comissão Europeia está, assim, prestes a terminar o seu segundo mandato como chefe do executivo comunitário.

Barroso deixa a liderança do executivo comunitário após 10 anos, longevidade apenas igualada pelo francês Jacques Delors.

José Manuel Durão Barroso, 57 anos, foi nomeado em 2004 para a presidência do executivo comunitário, tornando-se o 11.º presidente da Comissão, e primeiro português a ocupar o cargo, para o qual foi reconduzido em 2009, para um novo mandato que termina a 31 de Outubro.

À frente da Comissão Europeia, enfrentou o "chumbo" Tratado Constitucional (2005), que levaria à sua "substituição" pelo Tratado de Lisboa (2007), participou nas negociações de dois orçamentos plurianuais da União Europeia (2007-2013 e 2014-2020), tendo sobretudo o seu segundo mandato sido marcado
pela crise económica e financeira, que condicionou e praticamente dominou a agenda europeia nos últimos anos.