Emissão Renascença | Ouvir Online

Nigéria sem ébola: "Uma história de sucesso"

20 out, 2014

Epidemia já matou 4.546 pessoas desde Março. É o pior surto da história.

Nigéria sem ébola: "Uma história de sucesso"
A Organização Mundial de Saúde declarou a Nigéria oficialmente livre de ébola, após 42 dias - ou dois períodos de incubação - sem qualquer novo caso confirmado do vírus mortal. O primeiro, caso de contágio foi detectado no diplomata Patrick Sawyer. Desde então, aquele que é o país mais populoso de África reportou 20 casos de infecção, dos quais oito acabaram por ser fatais. O último caso oficialmente declarado na Nigéria foi a 31 de Agosto.
A Organização Mundial de Saúde declarou a Nigéria oficialmente livre de ébola, após 42 dias - ou dois períodos de incubação - sem qualquer novo caso confirmado do vírus mortal.

"O vírus desapareceu por agora. O surto na Nigéria foi derrotado. Esta é uma história de sucesso que mostra ao mundo que o ébola pode ser contido", disse o representante da OMS no país, Rui Gama Vaz, em Abuja.

O primeiro, caso de contágio foi detectado no diplomata Patrick Sawyer. Desde então, aquele que é o país mais populoso de África reportou 20 casos de infecção, dos quais oito acabaram por ser fatais. O último caso oficialmente declarado na Nigéria foi a 31 de Agosto.

O Senegal, que só registou um caso de ébola, já tinha anunciado o fim da epidemia no país.

Segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde, já morreram 4.546 pessoas vítimas do pior surto da história, de um total de 9.191 casos. Em duas semanas morreram mil pessoas.

O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus