Tempo
|

Protocolo do ébola activado na Catalunha

20 out, 2014

O alerta foi levantado depois de um homem ter entrado no Hospital de Barcelona com febre, depois de passar mais de um mês numa das regiões de risco.

As autoridades de saúde da Catalunha activaram, na madrugada desta segunda-feira, o protocolo do ébola, depois da chegada a Espanha de um paciente que viajou para dois países de risco: Guiné-Conacri e Serra Leoa.

De acordo com a Agência de Saúde Pública da Catalunha, o homem, de 48 anos, entrou no Hospital de Barcelona com febre, depois de passar mais de um mês numa das regiões de risco.

O paciente chegou durante a tarde de domingo ao aeroporto de Barcelona procedente da Serra Leoa, via Marrocos, e ainda não são conhecidos os resultados das análises.

Milhares de pessoas manifestaram-se em Madrid, mas para exigir a demissão da ministra e do conselheiro de Saúde pela gestão que fizeram ao primeiro caso de ébola em Espanha.

Europa em alerta
Esta segunda-feira, há reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), sendo o ébola é um dos assuntos em agenda.

Um diplomata da UE diz que a Grã-Bretanha espera "galvanizar a acção da Europa”, já que é um país que enviou um navio da Marinha paraa  Serra Leoa com profissionais e equipamento médico.

Na Bélgica, a partir desta segunda-feira, vão ser feitos controlos sanitários aos viajantes dos países afectados pelo vírus ébola à semelhança do que já acontece em França e no Reino Unido. O anúncio foi feito pelo novo primeiro-ministro, Charles Michel, em entrevista à RTL. 

O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus