Emissão Renascença | Ouvir Online

Iraque. 180 mil pessoas em fuga dos extremistas

13 out, 2014

Refugiados precisam urgentemente de bens essenciais, como água, comida, cobertores e medicamentos, alertam as Nações Unidas. 

Iraque. 180 mil pessoas em fuga dos extremistas
Cerca de 180 mil pessoas estão em fuga por causa dos combates entre os extremistas do grupo Estado Islâmico e o exército iraquiano na cidade de Hit, província de Anbar. De acordo com as Nações Unidas, muitos dos civis já eram deslocados. Os 180 mil refugiados precisam urgentemente de bens essenciais, como água, comida, cobertores e medicamentos.

Cerca de 180 mil pessoas estão em fuga por causa dos combates entre os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) e o exército iraquiano na cidade de Hit, província de Anbar.

De acordo com as Nações Unidas, muitos dos civis já eram deslocados. Estão agora a dirigir-se para a zona de Ramadi, que foi devastada pelo conflitos dos últimos meses.

Os 180 mil refugiados precisam urgentemente de bens essenciais, como água, comida, cobertores e medicamentos.

Os extremistas do Estado Islâmico, que já controlam partes da Síria e do norte do Iraque, capturaram a cidade de Hit no início do mês, uma ofensiva na parte ocidental do país que está a preocupar os responsáveis políticos.

Analistas citados pela BBC alertam que, se os radicais do EI conseguirem assumir o controlo de Anbar, isso será um passo importante para lançarem ataques contra a capital iraquiana.
 
Bagdad tem sido abalada por uma vaga de atentados nos últimos dias. Esta segunda-feira, pelo menos 30 pessoas morreram em resultado da explosão de três bombas em bairros da maioria xiita.

A onda de atentados na capital começou no sábado, dia em que mais de 40 pessoas perderam a vida em vários ataques terroristas.