Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal contribui com 25 mil euros para reconstrução da faixa de Gaza

12 out, 2014

Na conferência de doadores para a reconstrução de Gaza, Portugal está representado pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães.

Portugal contribui com 25 mil euros para reconstrução da faixa de Gaza
O Governo português vai contribuir com 25 mil euros para o apoio à reconstrução da faixa de Gaza, anunciou este domingo o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, na conferência dos doadores, a decorrer no Cairo.

Fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros adiantou à Lusa que o governante transmitiu aos participantes na conferência de doadores, o "inequívoco apoio de Portugal" e ofereceu uma "contribuição simbólica, no valor de 25 mil euros, para o apoio à reconstrução" da faixa de Gaza, devastada pelo conflito com Israel em Julho e agosto deste ano.

Com esta participação simbólica, Portugal fica bem longe de países como o Qatar, que já prometeu mil milhões de dólares (cerca de 790 milhões de euros) e os EUA, que prometeram cerca de 170 milhões de euros.

A conferência, que decorre este domingo no Cairo, é co-organizada pelo Egipto e pela Noruega, e tem como finalidade contribuir para uma solução política e duradoura do conflito entre Israel e a Palestina, além de apoiar a reconstrução da região.

O encontro é co-presidido pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; pela Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton; pelo secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby: pela ministra dos Negócios Estrangeiros de Itália, Federica Mogherini; pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Laurent Fabius, e pelo Representante do Quarteto, Tony Blair.

Bruno Maçães participa em representação do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Os confrontos na faixa de Gaza, em Julho e Agosto, fizeram mais de 2.100 mortos no lado palestiniano, em larga maioria civis, e mais de 70 entre os israelitas, dos quais 66 soldados.

Especialistas palestinianos estimaram em seis mil milhões de euros os custos de reconstrução de Gaza e afirmaram que tal deverá demorar cinco anos, na hipótese de um levantamento total do bloqueio imposto por Israel sobre o enclave palestiniano.

[Notícia actualizada às 14h27]