Emissão Renascença | Ouvir Online

Confirmado primeiro contágio de ébola na Europa

06 out, 2014

Vírus foi detectado numa enfermeira que tratou dois missionários espanhóis que regressaram de África infectados.

Confirmado primeiro contágio de ébola na Europa

É o primeiro caso confirmado de contágio do ébola na Europa: uma enfermeira espanhola acusou positivo nos testes ao vírus hemorrágico.

O Ministério da Saúde de Espanha convocou uma conferência de imprensa esta segunda-feira para confirmar a autenticidade do caso e revelar pormenores sobre o mesmo. A ministra da Saúde, Ana Mato, confirmou que os dois testes ao ébola deram positivo.

Aos jornalistas a ministra certificou que a enfermeira esteve envolvida nos tratamentos dos dois missionários espanhóis que regressaram de África infectados com o vírus (que já matou mais de 3.400 pessoas) e que já está a ser investigada a fonte de contágio.

O padre Miguel Pajares morreu no dia 12 de Agosto no Hospital Carlos III de Madrid, depois de chegar da Libéria. E o missionário Manuel García Viejo faleceu a 25 de Setembro, depois de ter estado na Serra Leoa. 

O director-Geral de Saúde espanhol, Antonio Alemany, explicou aos jornalistas que a enfermeira esteve no quarto do missionário Manuel García Viejo, por duas ocasiões: uma esteve em contacto directo com o paciente e outra entrou no quarto apenas para ir buscar material.

Alemany explica ainda que um dia após a morte do missionário a enfermeira entrou de férias e só no dia 30 de Setembro revelou o único sintoma do ébola, a febre.

De momento está a ser redigida uma lista de todos os que possam ter estado em contacto com a enfermeira, um número que ronda as 30 pessoas e que inclui o seu marido e outros profissionais de saúde. 
 
A ministra da Saúde espanhola garantiu ainda que já foi activado o protocolo de acção médica segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde e terminou com uma mensagem à nação:

"Quero deixar uma mensagem de tranquilidade a todos os cidadãos do nosso país. Temos os profissionais de saúde preparados para tratar este tipo de situações e temos a capacidade técnica necessária." 


O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus