Emissão Renascença | Ouvir Online

Grécia espera crescer 2,9% em 2015

06 out, 2014

Atenas prevê que o início do próximo ano pode marcar o fim de seis anos de austeridade e recessão.

Grécia espera crescer 2,9% em 2015
Ocupação da Praça Syntagma em Atenas. Relatos documentam que gregos também ocuparam várias praças das principais cidades gregas, para 25 dias de protestos contra as novas medidas de austeridade. EPA/ORESTIS PANAGIOTOU
A economia grega deverá subir 0,6% este ano e para 2015 a previsão é de um crescimento de quase 3% do PIB.

Os números são do Ministério das Finanças grego, no dia em que o governo liderado por Antonis Samaras apresenta no Parlamento o Orçamento do Estado preliminar o próximo ano.

A Grécia poderá assim estar perto da saída de seis anos de recessão. Atenas prevê que agora o país poderá voltar à rota do crescimento.

"O país está a entrar num longo período de crescimento sustentável e de excedentes orçamentais. Este é o resultado de sacrifícios sem precedentes por parte dos lares e do negócios gregos", disse aos jornalistas Christos Staikouras, o ministro adjunto das Finanças.

Algumas das medidas presentes no orçamento grego são vários cortes nos impostos, como é o caso do corte de 30% no imposto sobre combustível, e os 13% no IVA da restauração que o Governo vai manter.

Contudo, as eleições presidenciais no início de 2015 podem voltar a paralisar ou destabilizar o país e ainda são muitos os cépticos. É o caso de Constantinos Georgiou que trabalha nas forças armadas e pode beneficiar com o aumento gradual dos salários nos serviços militares, previstos no documento: "Não faz diferença nenhuma para nós. Estamos desesperados. Prometem sempre que vão corrigir as coisas mas nunca o fazem", disse à agência Reuters.