Emissão Renascença | Ouvir Online

Manifestação em Moscovo pela paz na Ucrânia

21 set, 2014

Manifestantes protestam contra a ingerência da Rússia no país vizinho.

Manifestação em Moscovo pela paz na Ucrânia

Milhares de pessoas manifestaram-se este domingo no centro de Moscovo numa marcha a favor da paz na Ucrânia e contra a ingerência do Kremlin em território ucraniano.

Os manifestantes, incluindo figuras da oposição, atravessaram as ruas da capital russa agitando bandeiras da Rússia e da Ucrânia, gritando “não à guerra na Ucrânia” e “parem as mentiras de Putin”, constatou um jornalista da agência de notícias France Presse.

Esta é a primeira grande manifestação contra a guerra na Rússia desde o início do conflito na Ucrânia, entre os separatistas pró-russos e as forças leais a Kiev, há cerca de cinco meses.

No dia 20 negociadores de Kiev e das milícias pró-russas chegaram a um acordo que vai permitir o fim dos combates e a criação de uma zona desmilitarizada de 30 quilómetros.

A situação na Ucrânia tem estado tensa nos últimos meses, especialmente desde que se iniciaram manifestações contra o Presidente ucraniano, Yanukovic, um pró-russo, que levaram à sua saída do poder. Depois disso a Crimeia, uma região maioritariamente habitada por russos, votou a reintegração à Rússia. Desde aí forças pró-russas, alegadamente com apoio de forças de Moscovo, têm entrado em território ucraniano.