|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

Número de vítimas do ébola pode ser muito superior

20 set, 2014

OMS confirma, pelo menos, 2.635 mortos e mais de 5.300 infectados.

Mais de meio milhão de pessoas poderão estar infectadas com o vírus ébola até ao final de Janeiro do próximo ano. A estimativa consta de um relatório do Centro norte-americano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa) que será apresentado durante a próxima semana.

O número é bastante superior, inclusive ao da Organização mundial de saúde que aponta para a ocorrência no máximo de mais 20 mil novos casos até que o surto esteja controlado.

O ébola provocou a morte de 2.635 pessoas na África Ocidental, segundo a última actualização da Organização Mundial de Saúde (OMS). O balanço, feito esta quinta-feira, aponta para mais de 5.300 infectados.

A epidemia que atingiu a Guiné Conacri, Serra Leoa, Libéria, Nigéria e Senegal não dá sinais de um abrandamento.

O vírus transmite-se por contacto directo com o sangue e outros fluídos corporais ou tecidos de pessoas ou animais infectados.

O Governo português já emitiu conselhos para os portugueses nos países afectados por surto de ébola. Os cidadãos podem contactar o gabinete de emergência consular através dos números de telefone 707202000 ou 961706472 ou pelo endereço electrónico gab.emergencia@mne.pt. Também a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) presta esclarecimentos complementares.