Emissão Renascença | Ouvir Online

Rainha apela à união dos escoceses

19 set, 2014

"Apesar da diversidade de opiniões expressas, temos em comum um amor duradouro pela Escócia", afirma Isabel II, no rescaldo do referendo à independência.

Rainha apela à união dos escoceses
28/04/11

A Rainha Isabel II de Inglaterra apela à união dos escoceses depois da vitória do “não” à independência na consulta popular realizada esta quinta-feira.

A monarca britânica considera, em comunicado, que depois do referendo é preciso seguir em frente e ultrapassar as diferenças.

“Devemos lembrar-nos que, apesar da diversidade de opiniões expressas, temos em comum um amor duradouro pela Escócia, que é uma das coisas que ajuda a unir a todos”, refere Isabel II.

A Rainha “não tem dúvidas” que os escoceses vão ser capazes de, num espírito de respeito mutuo e solidariedade, trabalhar de “forma construtiva” para o futuro do país e do Reino Unido.

A maioria dos eleitores escoceses rejeitou a independência no referendo de quinta-feira. O “não” venceu com 55% dos votos e o “sim” obteve 45%, numa consulta com uma afluência recorde de 85%.

Na sequência deste resultado, o primeiro-ministro escocês apresentou demissão. Alex Salmond, rosto da campanha pelo "sim", disse ainda acreditar na independência escocesa.

“Para mim como líder, o meu tempo está quase no fim, mas para a Escócia a campanha continua e o sonho nunca deve morrer”, afirmou.

Numa declaração na residência oficial em Downing Street, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, mostrou-se satisfeito com a vitória do “não” e reafirmou a promessa de mais poderes para a Escócia.