Emissão Renascença | Ouvir Online

Presidente da Indonésia está em Portugal para encerrar "capítulo"

19 set, 2014

Susilo Bambang Yudhoyono e Cavaco Silva discutiram parcerias e encontros para o desenvolvimento económico e social de Timor-Leste.

Presidente da Indonésia está em Portugal para encerrar "capítulo"
O Presidente da Indonésia está em Portugal para encerrar um "capítulo". A expressão é do ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros, garantindo que esta viagem que vai abrir um "novo capítulo de amizade" entre os dois países.

O Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, foi recebido esta sexta-feira no palácio de Belém, onde Cavaco Silva falou de "uma nova fase de relacionamento".

"As relações políticas e diplomáticas são excelentes neste momento entre os nossos dois países. E queremos construir uma relação forte e do futuro apostado no reforço das relações não só políticas mas económicas e culturais", disse o Presidente da República.

Cavaco Silva explicou aos jornalistas que os dois países têm "interesses comuns no que se refere à estabilidade política e ao desenvolvimento económico e social de Timor-Leste".

O Presidente português disse que as energias renováveis, o turismo, a biotecnologia, os equipamentos, e as infra-estruturas são algumas das áreas de maior interesse para a cooperação dos dois países.

Na reunião, os dois chefes de Estado discutiram ainda a possibilidade de encontros e parcerias entre Portugal e Indonésia, "eventualmente a ver com a Austrália".

Esta é a primeira visita oficial de um chefe de Estado indonésio a Portugal desde 1960. Depois da independência da Indonésia, há 15 anos, os chefes de Estado só se voltaram a encontrar em 2012, quando Aníbal Cavaco Silva visitou Jacarta, a capital.

O líder indonésio tem agora encontro marcado com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.