Emissão Renascença | Ouvir Online

Pilotos da Air France ameaçam arrastar greve “por tempo indefinido”

18 set, 2014

Sindicatos condenam os planos da empresa para fixar filiais da trasportadora Transavia no estrangeiro.

O sindicato que representa a maioria dos pilotos da Air France ameaça estender a greve “indefinidamente” se as suas exigências não tiverem resposta.

A paralisação foi marcada em protesto contra os planos da Air France para expandir operações de baixo custo da transportadora Transavia e fixar bases no estrangeiro para reduzir os gastos.

No quarto dia de paralisação, a companhia aérea foi obrigada a cancelar 60% dos voos e está a perder entre 10 a 15 milhões de euros por dia.

O responsável sindical Jean-Louis Barber disse ao jornal “Le Monde” que a greve pode não chegar ao fim no prazo estabelecido (22 de Setembro) e prolongar-se por tempo indeterminado. “O director executivo da Air France não pode operar a companhia sem pilotos”, lembrou.

Os sindicatos temem que a companhia deixe de conduzir as operações da Transtravia em França, levando à deslocalização de empregos para fora do país.

A paralisação de uma semana dos pilotos, considerada a maior desde 1998, é motivada por discrepâncias nos salários e diferentes condições de trabalho.