Emissão Renascença | Ouvir Online

Estados Unidos atingem alvo do Estado Islâmico

16 set, 2014

Foi o primeiro alvo atingido perto da capital, desde que as forças norte-americanas lançaram operação militar aérea contra os jihadistas.

Os Estados Unidos dizem ter atingido um alvo do Estado Islâmico no Iraque, a sudoeste da capital Bagdad.

A informação é avançada pelo comando central norte-americano, segundo um oficial citado pela agência Associated Press. O ataque está inserido na expansão da campanha da administração Barack Obama contra o grupo extremista.

Este é o primeiro alvo atingido perto da capital, desde que, há pouco mais de um mês, as forças norte-americanas lançaram uma campanha aérea contra os jihadistas.

A operação visa proteger pessoal norte-americano e missões humanitárias no terreno, ao mesmo tempo que as forças iraquianas avançam em terra.

Os Estados Unidos anunciaram este mês a intenção de intensificar os ataques aéreos contra o Estado Islâmico, além de treinar, assessorar e partilhar informação com o Exército iraquiano e as forças curdas.

Desde o dia 8 de Agosto, os EUA já realizaram mais de 160 operações contra o Estado Islâmico no norte e oeste iraquiano.

O Departamento de Defesa considera que a batalha contra os extremistas pode durar mais de três anos, o que ultrapassa o período do mandato presidencial de Obama, que deixa a Casa Branca em 2017.