Emissão Renascença | Ouvir Online

"Pensem com cuidado no futuro", pede Isabel II aos escoceses

15 set, 2014

A monarca britânica está sujeita ao dever de "imparcialidade constitucional", mas respondeu a uma interpelação, aparentemente espontânea, de um cidadão. Foi nas imediações do seu castelo escocês, em Balmoral, e os jornalistas estavam lá.

"Pensem com cuidado no futuro", pede Isabel II aos escoceses
A rainha Isabel II de Inglaterra quebrou o silêncio relativamente ao referendo sobre a independência da Escócia para pedir aos eleitores que "pensem com cuidado no futuro".

A chefe de Estado não intervém na campanha para o referendo de dia 18, mas, no domingo, num momento aparentemente espontâneo reportado pela imprensa britânica, respondeu a uma observação vinda de um cidadão que a interpelou, à saída de um serviço religioso, nas proximidades do seu castelo escocês de Balmoral, segundo a imprensa britânica.

Apesar de Buckingham ter recordado o dever de "imparcialidade constitucional" a que a monarca britânica está sujeita, os opositores à independência viram nas palavras de Isabel II um apoio à sua causa.

O primeiro-ministro, David Cameron, volta à Escócia esta segunda-feira, onde,s egundo avança o diário The Guardian, deverá sublinhar que "esta é uma decisão definitiva", ou seja, "se a Escócia votar 'sim', o Reino Unido vai separar-se e vamos seguir caminhos diferentes, para sempre".

As mais recentes sondagens, mostram um empate entre o 'sim' e o 'não' no referendo que, no dia 18 de Setembro, vai ditar o futuro da Escócia.

O Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera o movimento separatista, já avisou que, em caso de vitória do 'sim', caberá aos eleitores conservar ou rejeitar a monarquia.