Emissão Renascença | Ouvir Online

Conferência internacional debate situação no Iraque

15 set, 2014

Na análise de Carlos Gaspar, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais, “a articulação de estratégias necessária para garantir o mínimo de eficácia nesta tentativa de neutralizar a ameaça do exército Islâmico”.

A situação no Iraque é esta segunda-feira debatida, numa conferência internaciomal, em Paris. Por iniciativa francesa, e paralelamente às iniciativas que estão a ser levadas a cabo pelos Estados Unidos, vários parceiros internacionais e regionais reúnem-se para debater a forma de garantir a paz e a segurança no país.

A abertura desta conferência internacional está a cargo dos presidentes francês, François Hollande, e iraquiano, Fouad Massoum e os trabalhos não deixarão de ser marcados pela divulgação, no sábado, de um vídeo em que os jihadistas do Estado Islâmico alegam ter decapitado o britânico David Haines.

Na análise de Carlos Gaspar, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), “a articulação de estratégias necessária para garantir o mínimo de eficácia nesta tentativa de neutralizar a ameaça do exército Islâmico”.

“É importante haver coordenação ao nível militar mas também coordenar esforços para garantir o armamento, o treino, partilhar informação com as forças no terreno: os curdos, as milícias xiitas iraquianas e organizar melícias sunitas no Iraque”, diz o especialista à Renascença

Em comunicado, o Conselho de Segurança da ONU condenou, no domingo, a decapitação do britânico David Haines pelo grupo extremista Estado Islâmico, classificando-a como um assassínio "cobarde e odioso".

O Conselho de Segurança exige "a libertação imediata, e sem condições, de todos os que continuam reféns" e solicita a todos os países uma cooperação activa com o Reino Unido para levar à justiça os responsáveis pela morte de David Haines.

Actos como os praticados não farão mais que reforçar a mobilização dos governos na luta contra o autoproclamado Estado Islâmico, alerta.