Tempo
|

Vídeo norte-americano quer combater recrutamento do Estado Islâmico

08 set, 2014

Gravação, com imagens chocantes, faz parte de uma campanha denominada “Volta a pensar. Vira as costas”.

O departamento de Estado norte-americano lançou um vídeo na internet para dissuadir o alistamento nas fileiras do Estado Islâmico (EI). “Bem-vindo à terra do Estado Islâmico” tem por base uma gravação com imagens chocantes, alegadamente usadas pelos jihadistas para recrutar militantes através das redes sociais.

Com o título “Bem-vindo à terra do Estado Islâmico”, a gravação foi colocada no YouTube e exibida em alguns canais nacionais, como a CNN, na passada sexta-feira e mostra como se atira uma pessoa de uma falésia, crucificações e atentados à bomba.

O vídeo de contrapropaganda, que faz parte da campanha americana “Volta a pensar. Vira as costas” (“Think Again, Turn Away”), foi desenvolvido por um centro do departamento de Estado dedicado às estratégias de comunicação contra o terrorismo. om páginas abertas no Facebook, Twitter, Tumblr e YouTube.

As imagens foram alegadamente extraídas de gravações que o EI usa para recrutar militantes através das redes sociais, o mesmo meio escolhido pelo Governo norte-americano para combater a mensagem jihadistas, tentando evitar que muçulmanos residentes nos Estados Unidos viajem para o Iraque ou Síria.

“A nossa missão é expor os factos sobre os terroristas e a sua propaganda. Não te deixes enganar pelos que destroem famílias e o seu património”, explicou o Departamento de Estado na página da campanha no Facebook.

Estima-se que mais de 100 norte-americanos se tenham alistado nos grupos rebeldes, incluindo no EI, desde o início da guerra civil na Síria, há três anos.