Emissão Renascença | Ouvir Online

Sucessor de Durão iniciou conversas com os seus "ministros"

02 set, 2014 • Daniel Rosário, em Bruxelas

A conversa do ex-primeiro-ministro do Luxemburgo com o português Carlos Moedas está agendada para quinta-feira.

Sucessor de Durão iniciou conversas com os seus "ministros"

O próximo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, começou esta terça-feira a entrevistar separadamente cada um dos 27 comissários designados pelos diferentes países da União Europeia para poder concluir a formação do novo colégio.

A conversa do ex-primeiro-ministro do Luxemburgo com Carlos Moedas está agendada para quinta-feira e deverá durar cerca de uma hora.

A ronda de entrevistas tem como principal objectivo permitir ao presidente eleito conhecer pessoalmente os membros da sua equipa.

Sexta-feira, Juncker deverá divulgar os nomes de todos os novos comissários, mas as respectivas pastas e hierarquia apenas serão anunciadas na próxima terça ou quarta-feira, sendo de antecipar uma reorganização do colégio de comissários que passa pelo agrupamento dos seus membros em grupos, passando a haver comissários com funções de coordenação.

E também na próxima semana, em princípio quinta e sexta-feira, o presidente da Comissão leva toda a equipa para um retiro nos arredores de Bruxelas. O objectivo é criar espírito de grupo e começar a preparar as rigorosas audições no Parlamento Europeu que arrancarão ainda este mês.

Além da distribuição dos pelouros, outra das incógnitas que persiste diz respeito à representação feminina na nova equipa, embora tudo indique que Juncker seja capaz de juntar um número de mulheres muito próximo ou idêntico às nove da actual equipa de Durão, valor identificado como requisito político pelo Parlamento.

Até ao momento estão confirmadas sete mulheres e as decisões da Bélgica e da Polónia poderão permitir atingir aquela fasquia.