Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa elogia papel do desporto na construção de “cultura do encontro”

02 set, 2014 • Ecclesia

Jogo solidário, que contou com Maradona, Del Piero, Buffon, Pirlo, entre outros, teve lugar no Estádio Olímpico de Roma.

Papa elogia papel do desporto na construção de “cultura do encontro”
O Papa Francisco recebeu no Vaticano os jogadores e promotores do primeiro jogo inter-religioso pela paz que decorre segunda-feira em Roma, elogiando o papel do desporto na construção de uma “cultura do desporto”.

“É possível construir a cultura do encontro e um mundo de paz, onde os crentes de religiões diferentes, conservando a sua identidade, possam conviver em harmonia e no respeito recíproco”, declarou, durante a audiência que decorreu na sala Paulo VI.

Francisco cumprimentou jogadores da actualidade e ex-futebolistas como Diego Armando Maradona, Del Piero, Javier Zanetti, Buffon, Pirlo, Shevchenko, Paolo Maldini ou Valderrama.

“Agradeço-vos porque aderistes prontamente ao meu desejo de ver campeões e treinadores de vários países e de diversas religiões a disputarem uma partida, para testemunhar sentimentos de fraternidade e de amizade”, declarou o Papa.

O jogo recolheu fundos para apoiar dois projectos de educação para as novas gerações: a Scholas Ocurrentes, promovida pelo Papa Francisco, e a Fundação Pupi, do ex-jogador argentino Javier ‘Pupi’ Zanetti.

As ‘Scholas Ocurrentes’, com sede Academia Pontifícia das Ciências, no Vaticano, usam a tecnologia, a arte e o desporto para promover a integração social e a cultura do encontro das escolas, enquanto a Fundação Pupi, criada há 10 anos na Argentina, desenvolve programas de assistência e adopção à distância.

Segundo Francisco, a iniciativa visou ainda “reflectir sobre valores universais que o futebol e o desporto em geral podem oferecer: a lealdade, a partilha, o acolhimento, o diálogo, a confiança no outro”.

“Trata-se de valores que são comuns a todas as pessoas, para lá da raça, da cultura e do credo religioso”, prosseguiu.

O Papa sublinhou a importância do futebol na “mentalidade contemporânea”, em particular nos jovens, e apelou ao “bom exemplo” dos praticantes mais conhecidos, “dentro e fora do campo”.

O Papa abençoou o troféu da partida e uma oliveira que foi plantada para assinalar esta iniciativa.

Antes do jogo no Estádio Olímpico de Roma actuaram vários artistas, incluindo a protagonista da série juvenil Violetta.