Emissão Renascença | Ouvir Online

Forças iraquianas libertam Amerli

31 ago, 2014

A informação é avançada por fontes oficiais, citadas pela agência Reuters. A cidade está, há dois meses, sitiada pelos rebeldes do Estado Islâmico. Confrontos prosseguem.

Forças iraquianas libertam Amerli

Forças de segurança do Iraque terão entrado, nas útlimas horas, em Amerli, a cidade do norte do país que, há dois meses, está sitiada pelos rebeldes do Estado Islâmico.

A informação é avançada por fontes oficiais, citadas pela agência Reuters.

As forças iraquianas foram apoiadas pelas milicias shiitas e os confrontos prosseguem, depois de, durante a madrugada, terem sido lançados ataques da aviação norte-americana, com o apoio das forças aéresa australiana, britânica e francesa.

As forças internacionais lançaram ajuda humanitária para a população. Na zona de Amerli vivem mais de 15 mil pessoas.

Alemanha estuda envio de armamento
A Alemanha vai decidir amanhã se envia armamento aos curdos que lutam, no norte do Iraque, contra os jihadistas do Estado Islâmico.

A chanceler, Angela Merkel, tem previsto, ainda para este domingo, um encontro com os ministros da Defesa, Negócios Estrangeiros e Economia para debater o assunto.

Na segunda-feira, Merkel vai estar na sessão extraordinária da câmara baixa do parlamento, onde a medida será votada. A opinião dos deputados não é, contudo, vinculativa, porque não se trata de uma intervenção militar no estrangeiro.
 
A Australia já anunciou, entretanto, que vai apoiar a coligação proposta pelos Estados Unidos, para combater o Estado Islâmico.