Tempo
|

França aposta em novas sanções à Rússia

30 ago, 2014 • Paulo Ribeiro Pinto, em Bruxelas

"Julgo que o que se passa na Ucrânia é de tal forma grave que o Conselho Europeu será obrigado a reagir", defende François Hollande.

França aposta em novas sanções à Rússia

O Presidente francês, François Hollande, aposta em novas sanções à Rússia para forçar uma solução para a crise na Ucrânia.

“Julgo que o que se passa na Ucrânia é de tal forma grave que o conselho europeu será obrigado a reagir”, declarou François Hollande este sábado à tarde, em Bruxelas, à entrada para um conselho extraordinário dos líderes da União Europeia.

Para o Presidente francês, é preciso “aumentar o nível de sanções caso as coisas se mantenham tal como estão, isto é, com a presença comprovada de armas que chegam da Rússia e também com militares do outro lado da fronteira”.

“Creio que devemos agir, havendo a necessidade de preparar novas sanções que serão discutidas no âmbito da Comissão Europeia”, salientou.

O conselho europeu extraordinário deste sábado, em Bruxelas, vai escolher os nomes para o alto representante para a política externa e presidente do conselho.

François Hollande confirmou o apoio da França à ministra italiana dos Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, para alta comissária dos assuntos externos e deixou entender que as questões económicas também são para discutir, mesmo que a reunião não tenha o tema na agenda oficial.