Emissão Renascença | Ouvir Online

Ucrânia pede adesão total à NATO

29 ago, 2014

A situação entre Moscovo e Kiev continua tensa.

A Ucrânia pediu adesão total à NATO e armas aos seus aliados ocidentais, o que provocou descontentamento do Presidente russo.

Vladimir Putin comparou as tentativas de Kiev de recuperar as cidades rebeldes do Leste à invasão nazi da União Soviética.

Durão Barroso falou esta sexta-feira com Putin ao telefone. Um comunicado da Comissão Europeia, citado pela agência Reuters, informa que o ainda presidente da Comissão Europeia condenou as incursões militares russas no Leste da Ucrânia.

A situação entre os dois países continua tensa. Esta quinta-feira Barack Obama culpou os russos pela instabilidade ao terem militares dentro de território ucraniano e por estarem a financiar as milícias pró-russas.

Entretanto, a Polónia não permitiu que o avião em que viajava o ministro russo da Defesa sobrevoasse o seu espaço aéreo. A Polónia exigiu que o voo fosse reclassificado e deixasse de ser voo militar. O avião teve de aterrar em Batislava, na Eslováquia, para reabastecer e poder seguir viagem.

Este episódio já foi considerado pelo ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, como uma grave violação das normas internacionais.


Suécia aumenta estado de alerta
A Suécia decidiu elevar o seu nível de alerta alegadamente devido à situação na Ucrânia.

A informação foi confirmada pelas Forças Armadas suecas que já estão a participar em manobras internacionais na Finlândia.

“Dada a natureza séria dos desenvolvimentos na Ucrânia, os militares suecos estão a responder elevando o estado de alerta e a intensificar a recolha de informações secretas”, lê-se em comunicado.

[actualizado às 19h55]