Emissão Renascença | Ouvir Online

Bardarbunga põe Islândia em alerta vermelho

29 ago, 2014

Foi detectada uma pequena erupção do vulcão. Não foram expelidas cinzas, mas, por precaução, o espaço aéreo na zona foi encerrado.

Bardarbunga põe Islândia em alerta vermelho
O vulcão Bardarbunga, a norte da Islândia, pode ter entrado em erupção sub-glacial. Depois de duas semanas de tremores de terra na região, foi detectada uma pequena erupção, numa fissura com um quilómetro de comprimento.

Segundo as autoridades, não foram expelidas cinzas, mas o Instituto de Meteorologia islandês elevou o nível de alerta para a aviação para vermelho esta sexta-feira, representando o risco mais elevado. Por precaução, foi encerrado o espaço aéreo sobre a zona.

A erupção ocorreu numa fissura de lava que não está coberta de gelo. As erupções sub-glaciais comportam mais risco de ocorrer uma erupção mais forte, que pode provocar nuvens de cinzas e poeira, afectando as trajectórias dos aviões.

Apesar do vulcão islandês estar coberto por uma camada com centenas de metros de gelo compacto, os tremores de terra muito frequentes levantaram os alertas na região para o perigo de uma erupção vulcânica este mês.
 
O Bardarbunga está localizado no no glaciar Vatnajokull, o maior sistema vulcânico da Islândia.

Em 2010, as cinzas do vulcão Eyjafjallajokull, localizado noutro glaciar, obrigaram ao encerramento do espaço aéreo de grande parte da Europa, por seis dias. Esta paragem afectou mais de 10 milhões de pessoas e custou mais de 1,7 mil milhões de dólares.