Emissão Renascença | Ouvir Online

Sondagem israelita. Conflito em Gaza não teve vencedores

28 ago, 2014

Durante o confronto mais prolongado da última década no território (50 dias) morreram mais de 2.200 pessoas.

Mais de metade dos israelitas acreditam que não existiu um vencedor no conflito de Gaza, segundo uma sondagem publicada esta quinta-feira no jornal “Haaretz”.

Para 54% dos israelitas nenhum dos lados foi vitorioso, contra 26% que dão a vitória a Telavive. Os outros 16% referem o grupo palestiniano Hamas.

A mesma pesquisa avança que a popularidade do primeiro-ministro  registou uma queda significativa: dos 77% que o apoiavam em Julho, apenas restam 50%. Benjamin Netanyahu tem sido alvo de críticas internas vindas até do seio do próprio Governo de coligação.

O cessar-fogo permanente foi assinado esta terça-feira, tendo sido mediado pelo Egipto.

O próximo passo é a reconstrução de Gaza que pode demorar até 15 anos e custar mais de sete mil milhões de euros, segundo estimativas das Nações Unidas.

Durante os 50 dias de violência, 70 israelitas pessoas morreram. No lado palestiniano o conflito tirou a vida a 2.139 pessoas, entre as quais se contam 490 crianças, segundo fonte oficial da Saúde em Gaza.

A crise começou com o rapto de três jovens israelitas na Cisjordânia, a 12 de Junho. A 17 de Julho, o exército israelita começou manobras terrestres para destruir a rede de túneis construída pelo Hamas, que controla o enclave desde 2006, e é usada para ataques em zonas fronteiriças.