Emissão Renascença | Ouvir Online

Israel promete "responder de forma vigorosa" a qualquer indício de confronto

27 ago, 2014

Benjamin Netanyahu deixou o aviso numa altura em que o cessar-fogo está em vigor há pouco mais de 24 horas em Gaza.

Apesar de estar em curso um cessar-fogo no Médio Oriente, o primeiro-ministro israelita deixou esta quarta-feira mais um aviso. Benjamin Netanyahu diz que as autoridades de Telavive “responderão de forma mais vigorosa que nunca” ao primeiro sinal do disparo de um rocket a partir de Gaza.

Em conferência de imprensa, um dia depois de ter sido assinado o período de tréguas que pôs fim a sete semanas de conflito, Netanyahu foi claro em dizer que “não vão tolerar qualquer indício de confronto”.

Netanyahu tem sido alvo de críticas internas por ter aceite um cessar-fogo com o Hamas em que, externamente, fica a ideia de que os palestinianos venceram o conflito.

Desde o início da operação militar em Gaza já morreram, pelo menos, 2.050 palestinianos, segundo o Ministério da Saúde palestiniano. Do lado israelita estão confirmadas 67 vítimas mortais.

A crise actual começou com o rapto de três jovens israelitas na Cisjordânia, a 12 de Junho. A 17 de Julho, o exército israelita começou manobras terrestres para destruir a rede de túneis construída pelo Hamas, que controla o enclave desde 2006, e é usada transportar mantimentos e para ataques em zonas fronteiriças.