Emissão Renascença | Ouvir Online

Jornalista libertado na Síria já chegou a casa

27 ago, 2014

O norte-americano Peter Theo Curtis esteve 22 meses em cativeiro.

Jornalista libertado na Síria já chegou a casa
Já chegou a casa o jornalista norte-americano Peter Theo Curtis, libertado há dois dias na Síria. Segundo as Nações Unidas, Curtis, de 45 anos, foi libertado por um grupo islamita rebelde no domingo, em Al-Rafid, na Síria, depois de 22 meses de cativeiro. Curtis disse hoje que ficou impressionado quando se apercebeu dos esforços que foram motidos para a sua libertação. Promete responder aos jornalitas mais tarde, mas por agora pede tempo para estar com a família.
Já chegou aos Estados Unidos o jornalista norte-americano Peter Theo Curtis, libertado há dois dias na Síria.

"Estou tocado pelas palavras e pelas pessoas que vieram ter comigo - estranhos no avião, as hospedeiras e, mais importante, a minha família - para me saudarem no regresso a casa", disse Peter Theo Curtis, num comunicado enviado à imprensa norte-americana.

Segundo as Nações Unidas, Curtis, de 45 anos, foi libertado por um grupo islamita rebelde no domingo, em Al-Rafid, na Síria, depois de 22 meses de cativeiro.

O processo foi mediado pelo governo do Qatar, junto do braço sírio da Al-Qaeda, que sequestrou o jornalista na Turquia,  em 2012, quando tentava entrar na Síria.

Algures na Síria, estará ainda Steven Sotloff, outro jornalista norte-americano raptado, que está nas mãos dos jihadistas do Estado Islâmico que, recentemente, decapitaram James Foley.