Emissão Renascença | Ouvir Online

Camiões russos já sairam da Ucrânia

23 ago, 2014

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano diz que alguns levaram material militar produzido na Ucrânia.

Camiões russos já sairam da Ucrânia

A Rússia confirma que deu ordem de regresso aos 220 camiões que entraram esta sexta-feira em território ucraniano. Vários elementos da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) também testemunharam a retirada.

O ministro dos Negócios Estrangeiros confirma que os veículos já estão todos no lado russo da fronteira e acrescentou que a ajuda humanitária chegou ao seu destino, região de Luhansk, um bastião separatista pró-russo no leste da Ucrânia.

Um porta-voz militar da Ucrânia indica, por seu lado, que 184 camiões já saíram do país, mas denuncia que alguns levaram material militar produzido na Ucrânia.
Moscovo enviou camiões de alegada ajuda humanitária para Luhansk sem autorização de Kiev. O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano considerou a acção uma “invasão directa”.

John Kirby, porta-voz do Pentágono também considerou esta a entrada destes camiões em território ucraniano “uma violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia”, avisando o Governo de Putin de que, se não ordenasse a saída dos camiões, ia haver consequências que levariam a um maior "isolamento" do país.

Merkel em Kiev
A chanceler alemã já chegou a Kiev, onde se vai encontrar com o primeiro-ministro e com o Presidente ucranianos, num sinal de apoio. Ângela Merkel disse ainda que vai à procura de um cessar-fogo e que a solução não passa pela via militar.

Merkel deve também pedir ao presidente Petro Poroshenko que esteja disponível para propostas de paz, no encontro que deve manter na próxima semana com o presidente russo, Vladimir Putin.

O conselho de segurança da Organização das Nações Unidas reuniu esta sexta-feira de emergência, mas o encontro terminou sem acordo quanto a uma posição sobre este assunto.