Emissão Renascença | Ouvir Online

Camiões russos já estão a sair da Ucrânia

23 ago, 2014

Os primeiros veículos de alegada ajuda humanitária enviada por Moscovo foram vistos a atravessar a fronteira.

Camiões russos já estão a sair da Ucrânia
Os primeiros camiões de ajuda humanitária russa, dos 220 que entraram esta sexta-feira em território ucraniano, estão a voltar para trás.

Pelo menos dez veículos pintados de branco já passaram a fronteira e outros devem estar a caminho para voltarem para território russo, segundo informações avançadas pela agência Reuters. Vários elementos da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) também testemunharam a retirada.

A caravana humanitária enviada por Moscovo para a região de Luhansk, o bastião separatista pró-russo no leste da Ucrânia, aconteceu sem autorização de Kiev. O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano considerou a acção uma “invasão directa”.

John Kirby, porta-voz do Pentágono também considerou esta a entrada destes camiões em território ucraniano “uma violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia”, avisando o Governo de Putin de que, se não ordenasse a saída dos camiões, ia haver consequências que levariam a um maior "isolamento" do país.

Merkel em Kiev
O conselho de segurança da Organização das Nações Unidas reuniu esta sexta-feira de emergência, mas o encontro terminou sem acordo quanto a uma posição sobre este assunto.

Barack Obama e Ângela Merkel falaram ao telefone e manifestaram o seu receio por uma escalada de tensão. A chanceler alemã desloca-se este sábado a Kiev para se encontrar com o presidente Petro Poroshenko.

Ângela Merkel disse ainda que vai à procura de um cessar-fogo e que a solução não passa pela via militar.

Esta é a primeira visita desde o início da crise entre a Ucrânia e a Rússia.