Tempo
|

Ébola já matou 1.427 pessoas

22 ago, 2014

Organização Mundial de Saúde reconhece que não vai conseguir conter a epidemia na África Ocidental até ao final do ano.

Ébola já matou 1.427 pessoas
Sobe para 1.427 o número de mortos provocados pela epidemia do ébola, que afecta já vários países da África Ocidental. O número foi actualizado, esta sexta-feira, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o balanço, há 142 novos casos e 77 mortes confirmadas nos quatro países mais afectados: Líberia, Guiné Conacri, Nigéria e Serra Leoa.

A OMS anunciou ainda que vai realizar a 4 e 5 de Setembro, em Genebra, uma consulta sobre uma potencial vacina contra o Ébola, já testada com "resultados promissores" em dois profissionais da saúde na Libéria.

"A consulta foi convocada para reunir conhecimentos sobre as terapias e vacinas experimentais mais promissoras e o seu papel na contenção do surto do Ébola na África Ocidental", refere o comunicado. Várias vacinas contra o Ébola estão a ser testadas, incluindo um tratamento promissor, o ZMapp, que, segundo a OMS, já está esgotado.

A Organização Mundial de Saúde já reconheceu que não vai conseguir conter a epidemia de ébola na África Ocidental até ao final do ano. Está a ser criado um plano estratégico para combater o vírus, um trabalho que vai prolongar-se por um período de seis a nove meses.

O vírus transmite-se por contacto directo com o sangue e outros fluídos corporais ou tecidos de pessoas ou animais infectados. Ainda não há vacina conhecida para a doença, mas na segunda-feira a comissão de ética da OMS aprovou o uso de tratamentos experimentais, definindo como condições "uma transparência absoluta relativamente aos cuidados".


O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus