Emissão Renascença | Ouvir Online

Camiões russos passam fronteira. Ucrânia fala em "invasão"

22 ago, 2014

Cerca de 70 camiões russos já entraram na Ucrânia, em direcção a Luhansk, sem autorização do Governo ucraniano.

Já entraram na Ucrânia 70 camiões russos esta sexta-feira, segundo uma testemunha citada pela agência Reuters. Os veículos de cor branca dirigem-se para Luhansk, escoltados por um pequeno grupo de forças separatistas pró-russas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano declarou que não foi dada qualquer permissão para a passagem dos veículos de Moscovo, pelo que se está perante uma “invasão directa” do território e “uma violação flagrante dos princípios fundamentais das leis internacionais”.

O Governo de Kiev esclereceu que não vai atacar o comboio de veículos para evitar acusações do uso de força, mas está a pedir aos seus parceiros internacionais que “condenem as acções ilegais e agressivas” da Rússia.

Moscovo, por seu lado, tem milhares de tropas destacadas perto da fronteira e avisou que a escolta não devia ser incomodada, embora sem especificar quais seriam as consequências.

“Responsabilidade por qualquer consequência de provocações ficará, por completo e inteiramente, nas mãos daqueles que estão preparados para sacrificar mais vidas no âmbito das suas ambições geopolíticas”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros do Kremlin.

A Cruz Vermelha não vai escoltar os veículos, como estava combinado, por causa da “situação de segurança volátil”.

Os camiões começaram a entrar na fronteira entre os dois países na tarde de quinta-feira, depois de mais de uma semana de espera junto à fronteira.