Emissão Renascença | Ouvir Online

Avião militar abatido em Lugansk

20 ago, 2014

Não é ainda claro quem terá disparado contra o avião, nem o que terá acontecido ao piloto ucraniano.

Um avião de combate ucraniano foi abatido esta quarta-feira quando sobrevoava uma zona do leste da Ucrânia controlada por separatistas pró-russos.

O avião Sukhoi-25 explodiu no céu perto da cidade de Lugansk, um dos principais bastiões dos separatistas, disse o porta-voz militar de Kiev, citado pela agência France Presse.

Não é ainda claro quem terá disparado contra o avião, anunciou a mesma fonte. Não há ainda informação sobre as circunstâncias do ataque nem o que aconteceu ao piloto.

A queda deste avião surgiu no mesmo dia em que houve fortes confrontos nos arredores da cidade de Donetsk, que com Lugansk é uma das principais cidades conquistadas, entre forças rebeldes e militares governamentais.

As forças leais a Kiev estão nos últimos dias a recuperar terreno a elementos pró-russos que há quatro meses estão a tentar separar-se da Ucrânia e, eventualmente, voltar a ligar-se a Moscovo.

Segundo a Câmara de Donetsk, controlada por pró-russos, pelo menos nove pessoas morreram. Já Kiev nega que tenham sido atingidos alvos civis.

As Nações Unidas confirmam que este conflito na Ucrânia já fez, pelo menos, 2,086 mortos, entre civis e militares.

Para tentar resolver a questão, Moscovo e Kiev vão reunir-se no próximo dia 26 de Agosto, juntamente com os líderes da União Europeia e do Cazaquistão, em Minsk, na Bielorrússia.