Tempo
|

RD Congo investiga possíveis casos de ébola no país

20 ago, 2014

Doença com os mesmos sintomas do vírus está a espalhar-se na região norte do país. O Governo já enviou equipa de investigadores.

A República Democrática do Congo enviou para o norte do país o ministro da Saúde e uma equipa de especialistas, após a morte de várias pessoas com sintomas semelhantes ao do vírus ébola.

“Uma doença está a espalhar-se em Boende mas não sabemos a origem”, disse o porta-voz do governador da cidade da província do Equador, a mais de 600 quilómetros da capital, Kinsasha.

Um residente contou à agência Reuters que cerca de dez pessoas morreram, incluindo quatro profissionais de saúde, depois de terem febre, diarreia e hemorragias - os sintomas do ébola.

Um professor que acompanha a delegação do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INPB), confirmou que a viagem serve para descobrir “a exacta natureza da doença que tem causado as mortes em Boende.”

De acordo com a agência Reuters, citando fonte oficial, não está para já claro que exista qualquer ligação com a doença que afecta quatro países: a Libéria, a Serra Leoa, Guiné Conacri e Nigéria.

O ébola já matou 1.229 em África, e registaram-se 2.240 casos de infecção.

O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus