Emissão Renascença | Ouvir Online

ONU leva duas mil toneladas de ajuda para o Iraque. "É a maior operação dos últimos dez anos"

20 ago, 2014

O objectivo é apoiar quase 600 mil refugiados que fugiram para o norte do país.

ONU leva duas mil toneladas de ajuda para o Iraque. "É a maior operação dos últimos dez anos"
Está em marcha uma megaoperação do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para apoiar quase 600 mil pessoas no norte do Iraque.

Esta quarta-feira “vamos lançar a primeira operação: será o primeiro de quatro aviões que nos próximos dias vão levar ajuda humanitária urgente a muitas pessoas deslocadas que estão a chegar àquela parte do Iraque desde o início de Agosto”, disse à Renascença Arian Rummery, porta-voz do ACNUR em Genebra.

“A operação aérea é só uma parte. Também temos 175 camiões a caminho. Levam ajuda dos nossos armazéns na região. Levam tendas, cobertores e outros artigos para ajudar as pessoas a sobreviverem longe de casa”.

“Esta é a maior operação deste tipo que lançámos nos últimos dez anos”, referiu Arian Rummery. Ao todo, os meios aéreos e terrestres da ONU levam duas mil toneladas de ajuda de emergência para o país em conflito.

A preocupação ONU é sobretudo garantir abrigo para milhares de pessoas que saíram de suas casas devido aos ataques do movimento extremista do Estado Islâmico.

As Nações Unidas estimam que no Iraque um milhão e 600 mil pessoas estejam em condições precárias - situação de refugiados ou deslocados de guerra.

Respostas ao apelo iraquiano
O ministro iraquiano dos Negócios Estrangeiros, Hoshiyar Zebari, fez um apelo ao mundo, no qual diz que precisa de apoio para lutar contra os avanços do Estado Islâmico.

Em resposta, a Alemanha e a Itália já se propuseram a enviar armas aos militares Curdos que combatem o Estado Islâmico no nordeste do país.

Também o presidente francês anunciou que vai propor a realização de uma conferência internacional para discutir a situação no Iraque e a melhor forma de lidar com este movimento extremista.

Quem são e o que querem os jihadistas que lançam o caos no Iraque?