Emissão Renascença | Ouvir Online

Bombas voltam a matar em Gaza

19 ago, 2014

Recomeçaram as hostilidades entre israelitas e palestinianos.

Bombas voltam a matar em Gaza

Um bebé e uma mulher foram mortos esta terça-feira, na Faixa de Gaza, em resultado de um ataque aéreo israelita. São as primeiras vítimas desde que as tréguas foram quebradas.

Fonte palestiniana, citada pela agência Reuters, avança que a menina de dois anos e a mulher perderam a vida quando a casa onde estavam foi atingida, na cidade de Gaza.

Israel realizou 35 ataques aéreos esta terça-feira contra alvos na Faixa de Gaza, de acordo com fontes palestinianas. Há também registo de dezenas de feridos.

O Governo israelita argumenta que ordenou raides de retaliação depois de militantes terem disparado "rockets" contra Israel.

Um dos "rockets" atingiu esta terça-feira um descampado na zona de Telavive, cidade israelita que fica a cerca de 70 quilómetros da Faixa de Gaza.

O braço armado do movimento palestiniano Hamas já reivindicou esta acção, que não provocou vítimas.

Israel e os movimentos palestinianos tinham acertado na segunda-feira um prolongamento das tréguas por 24 horas. Mas o cessar-fogo, que só deveria terminar às 22h00 (em Portugal Continental) desta terça-feira, acabou por ser quebrado.

O Governo de Telavive mandou regressar tar a casa os representantes que estavam no Cairo, Egipto, a tentar negociar um cessar-fogo duradouro com o Hamas.    

Israel e Palestina. A que se deve a escalada de violência?