Tempo
|

Soldado israelita foi capturado. "Cessar-fogo acabou"

01 ago, 2014

O porta-voz do exército de Israel diz que um dos militares foi capturado durante uma operação nos túneis de Gaza.

Soldado israelita foi capturado. "Cessar-fogo acabou"
Um soldado israelita foi capturado pelo Hamas, disse um porta-voz do exército de Israel, citado pela agência Reuters.

De acordo com o tenente-coronel Peter Lerner, as forças militares israelitas foram atacadas durante uma operação nos túneis de Gaza. "As indicações iniciais que temos é que um soldado foi capturado pelos terroristas", afirmou, numa conferência com jornalistas.

Na mesma ocasião o porta-voz militar garantiu que "acabou o cessar-fogo" que tinha sido acordado entre as partes na quinta-feira à noite.

"Vamos continuar a nossa ofensiva terrestre", garantiu.

As declarações do exército israelita foram feitas minutos depois de o lado palestiniano ter dado conta de um ataque perto da cidade de Rafah, a sul de Gaza, no qual terão perdido a vida 40 palestinianos.

As Nações Unidas já reagiram a esta quebra de cessar-fogo, apelando aos palestinianos que “reafirmem urgentemente o seu compromisso de cumprir esta trégua de três dias”.

Quinta-feira à noite, o exército de Israel e o movimento palestiniano Hamas tinham anunciado o calar das armas a partir das 6h00 da manhã (hora de Portugal Continental) desta sexta-feira.

A trégua humanitária de três dias foi aceite de forma "incondicional" por ambas as partes do conflito, afirmaram o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em comunicado conjunto.

[notícia actualizada às 12h22]

Israel e Palestina. A que se deve a escalada de violência?