Tempo
|

Argentina falha pagamento de dívida. Presidente critica credores "abutres"

31 jul, 2014

Uma das maiores economias da América Latina entra em incumprimento pela segunda vez em 12 anos.

Argentina falha pagamento de dívida. Presidente critica credores "abutres"

A Argentina falhou esta quinta-feira o pagamento de dívida 1,5 mil milhões de euros e entrou em incumprimento, o que acontece pela segunda vez em 12 anos.

A terceira maior economia da América Latina não conseguiu chegar a acordo com um grupo de credores para a reestruturação da dívida, depois de uma longa batalha legal.

Uma garantia de 250 milhões de euros avançada por bancos argentinos não foi suficiente  para evitar o quinto “default” na história do país.

A agência de notação financeira Standard & Poor’s foi a primeira a reagir e colocou a Argentina em “incumprimento selectivo”.

A Presidente argentina, Cristina Kirchner , comparou os credores internacionais, entre os quais alguns fundos de risco, a um “grupo de abutres”.

O chefe de gabinete do Governo de Buenos Aires, Jorge Capitanich, acusou de “incompetência” o mediador nomeado pela justiça norte-americana, onde decorre o braço de ferro com os credores.

Jorge Capitanich pediu aos detentores de títulos de dívida argentina que exijam o dinheiro ao juiz norte-americano que bloqueio o pagamento previsto para quarta-feira desta semana e que colocou o país no caminho do incumprimento.

Em resultado dos últimos desenvolvimentos, a bolsa e a moeda da Argentina, o peso, registaram perdas, mas a situação não é tão grave como em 2012, quando o país ficou sem dinheiro para se financiar.