Tempo
|

Primeiro-ministro de Israel avisa. Guerra vai ser "prolongada"

28 jul, 2014

"Não vamos concluir a nossa missão e a nossa operação sem neutralizarmos os túneis", afirmou Benjamin Netanyahu.  

Primeiro-ministro de Israel avisa. Guerra vai ser "prolongada"

Israel tem de estar preparado para um conflito prolongado na Faixa de Gaza, afirmou esta segunda-feira o primeiro-ministro judaico, Benjamin Netanyahu.

Numa declaração televisiva, Netanyahu disse que a solução passa pela desmilitarização daquele território controlado pelos islamitas do Hamas.

“Não vamos concluir a nossa missão e a nossa operação sem neutralizarmos os túneis, que têm o único propósito de destruir os nossos cidadãos, de matar as nossas crianças”, referiu o primeiro-ministro israelita.

Netanyahu disse que esta segunda-feira foi um “dia doloroso”, depois da morte de vários israelitas, e que o país precisa de estar preparado para uma “campanha prolongada”.

“Vamos continuar a actuar com força e discrição até que a nossa missão esteja cumprida”, sublinhou.
 
Esta segunda-feira, um ataque aéreo atingiu um jardim público num campo de refugiados no norte de Gaza, matando dez pessoas, oito delas crianças, avança a Reuters. Quarenta pessoas ficaram feridas.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu um cessar-fogo humanitário imediato e incondicional no conflito entre Israel e o Hamas.

A ofensiva lançada contra o Hamas na Faixa de Gaza, iniciada a 8 de Julho, já provocou a morte a, pelo menos 1.054 palestinianos, a maioria civis. Do lado de Israel, um total de 43 soldados  e, pelo menos, três civis perderam a vida.

Israel e Palestina. A que se deve a escalada de violência?