Tempo
|

Rússia condenada a pagar indemnização a antigos accionistas da Yukos

28 jul, 2014

Moscovo já disse que pretende recorrer da decisão, tomada pelo Tribunal de Arbitragem Permanente em Haia, na Holanda.

Um tribunal arbitral, com sede na Holanda, ordenou a Moscovo o pagamento de uma indemnização de mais de 51 mil milhões de dólares aos antigos accionistas do gigante petrolífero Yukus. Trata-se da maior indemnização alguma vez atribuída neste género de caso.

O Tribunal de Arbitragem Permanente considera que o Presidente russo, Vladimir Putin, manipulou as regras do mercado para provocar a falência da empresa petrolífera e acusa-o também de ter encarcerado o seu proprietário, por estar a dar sinais de poder tornar-se um seu rival político.

Mikhail Khodorkovsky, outrora um dos homens mais ricos da Rússia, esteve preso durante uma década, por alegada fuga ao fisco e fraude económica.

Moscovo já fez saber que vai recorrer da decisão.

A decisão judicial ocorre depois de vários anos de audições e numa altura em que as relações entre a Holanda e a Rússia atingiram um ponto crítico, pelo facto de o avião da Malaysia Arlines com 228 passageiros a bordo, na maioria holandeses, ter sido abatido, ao que tudo indica por rebeldes russos acantonados nas fronteiras da Ucrânia.