Tempo
|

Conselho de Segurança pede cessar-fogo incondicional em Gaza

28 jul, 2014

Israel diz que cessou os ataques em Gaza de forma ilimitada, mas continua a destruir os túneis de acesso ao seu território.

Conselho de Segurança pede cessar-fogo incondicional em Gaza
O Conselho de Segurança das Nações Unidas pede um cessar-fogo humanitário imediato e incondicional no conflito entre Israel e o Hamas. O embaixador de Israel na ONU já criticou o facto de esta declaração não se dirigir directamente ao Hamas, que acusou de violar constantemente as tréguas que têm vindo a ser decretadas. Por sua vez,o embaixador palestiniano nas Nações Unidas disse esperar para ver se Israel irá cumprir a o cessar-fogo.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas pede um cessar-fogo humanitário imediato e incondicional no conflito entre Israel e o Hamas.

O Conselho de Segurança aprovou uma declaração nesse sentido, na reunião de emergência que aconteceu na manhã desta segunda-feira, o mesmo dia em que os muçulmanos começam a celebrar o fim do Ramadão.

O pedido de cessar-fogo segue-se a novos ataques lançados por Israel e Hamas, apesar das propostas de cessar-fogo do fim-de-semana.

A declaração do Conselho de Segurança foi aprovada por unanimidade e pede às partes que trabalhem em conjunto para que termine a violência na região. É-lhes pedido também que protejam e respeitem os direitos dos civis.

No domingo, o Presidente norte-americano Barack Obama falou ao telefone com o primeiro-ministro de Israel, pedindo também um cessar-fogo imediato e duradouro, mas Benjamin Netanyahu diz que o seu país já implementou o cessar-fogo por cinco vezes, sendo que o Hamas acabou sempre por lançar novos ataques.

Em todo o caso, numa mensagem divulgada esta manhã, fonte militar israelita disse que cessaram os ataques em Gaza de forma ilimitada, mas que Israel continua a destruir os túneis de acesso ao seu território.

[Notícia actualizada às 6h58]

Israel e Palestina. A que se deve a escalada de violência?