Emissão Renascença | Ouvir Online

Conflito em Gaza já fez mais de mil mortos

26 jul, 2014

O número foi avançado pelo ministro palestiniano da Saúde. A trégua em vigor poderá ser prolongada. Ainda não há resposta ao apelo saído hoje da reunião de Paris.

Conflito em Gaza já fez mais de mil mortos
Nas primeiras horas do cessar-fogo na faixa de Gaza já foram encontrados pelo menos 85 corpos de palestinianos. A informação é avançada pelos serviços de emergência locais. Está em curso uma trégua humanitária de 12 horas para que possa ser prestado auxílio às vítimas do conflito israelo-palestiniano. Ao mesmo tempo, em Paris, a comunidade internacional tenta mais uma vez alcançar um acordo diplomático para a resolução do conflito entre Israel e o Hamas.

Mais de mil palestinianos já morreram no conflito na Faixa de Gaza, sendo civis a maior parte das vítimas.

O número foi avançado pelo ministro palestiniano da Saúde. O responsável adiantou que as 12 horas de trégua humanitária estão a ser utilizadas para recuperar corpos. Até agora, mais de 100 já foram resgatados.

Do lado de Israel, admite-se um prolongamento da trégua. Fonte do Governo que não quis ser identificada voltou a sublinhar que a guerra não é contra a população e, caso as forças israelitas possam continuar a destruir os túneis, não há razões para impedir o reabastecimento dos habitantes de Gaza.

A trégua está assegurada até às seis da tarde. Ainda não há resposta para o apelo a um prolongamento que saiu da reunião de hoje, em Paris.

Em Gaza, muitas pessoas estão a utilizar as horas de silêncio das armas para armazenarem bens essenciais. É o que acontece nos abrigos das Nações Unidas. Christopher Gunness, porta-voz da ONU em Gaza, contou à Renascença que, apesar da trégua estar a ser cumprida, o ambiente é de medo nas ruas de Gaza.

Israel e Palestina. A que se deve a escalada de violência?