Emissão Renascença | Ouvir Online

Ébola chegou ao país mais populoso de África

26 jul, 2014

Nigéria confirma primeiro caso mortal.

As autoridades da Nigéria, o país mais populoso de África, anunciaram esta sexta-feira a primeira morte no país provocada pelo vírus ébola.

A vítima é um homem de nacionalidade liberiana, com cerca de 40 anos, que tinha chegado ao país no passado domingo, de acordo com o ministro nigeriano da Saúde, Onyebuchi Chukwu.

O homem viajou de avião para a capital Lagos, cidade com 21 milhões de habitantes, e desfaleceu ainda no aeroporto. Foi levado para o hospital e ficou em isolamento, onde acabaria por morrer.

“As amostras sanguíneas foram levadas para um laboratório, no hospital universitário de Lagos, e confirmaram o diagnóstico de ébola”, declarou o ministro nigeriano da Saúde, em conferência de imprensa. O resultado foi confirmado por outros laboratórios estrangeiros, adiantou Onyebuchi Chukwu.

Mais cauteloso, o comissário da Saúde de Lagos, Jide Idris, adiantou que ainda falta a confirmação de um laboratório em Dacar, no Senegal.

O porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Paul Garwood, ainda aguarda pelos resultados dos exames.

A confirmar-se, este é o primeiro caso mortal de ébola na Nigéria, o país mais populoso de África, com 170 milhões de habitantes.

Pelo menos 660 pessoas morreram em resultado de uma epidemia de ébola, que começou em Fevereiro. Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri eram os países afectados, até agora.

O vírus de ébola provoca febre hemorrágica e, na maior parte dos casos, conduz à morte. Até ao momento, não há vacina para esta doença nem outra cura conhecida. O vírus foi identificado pela primeira vez na década de 1970, no Zaire.