Tempo
|

Israel e Hamas fazem trégua de 12 horas

25 jul, 2014

Pausa nos combates está marcada para este sábado. Conflito já fez mais de 800 mortos em 18 dias.

Israel e Hamas fazem trégua de 12 horas

Israel vai fazer uma trégua de 12 horas na operação militar em curso na Faixa de Gaza, anunciou uma fonte oficial norte-americana. O Hamas concordou com a pausa nas hostilidades, disse um porta-voz do movimento palestiniano.

A suspensão nos combates está marcada para este sábado e começa às 6h00 da manhã (hora de Portugal Continental).

A decisão foi comunicada pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ao secretário de Estado norte-americano. John Kerry, que esteve esta sexta-feira no Cairo, tinha apelado a um gesto de boa vontade.

As Nações Unidas, os Estados Unidos e o Egipto tinham proposto esta sexta-feira uma trégua humanitária, de sete dias, a coincidir com a próxima festividade muçulmana que assinala o fim do Ramadão, hipótese que foi rejeitada por Israel.

John Kerry explicou, em conferência de imprensa no Carito, que ainda subsistem divergências  em relação à terminologia a utilizar no acordo de cessar-fogo.

O secretário de Estado norte-americano segue agora para Paris, onde vai discutir a situação no Médio Oriente com os ministros dos Negócios Estrangeiros do Qatar e da Turquia, apoiantes do Hamas e diplomatas da França e do Reino Unido.

Israel e o movimento palestiniano Hamas estão em guerra há 18 dias. Os confrontos já provocaram a morte a mais de 800 palestinianos, a maioria civis, e 36 israelitas.

[notícia actualizada às 23h30]